otnemivommovimento

 

agência funerária

 

cabelo - cabeleireiro

 

assistente cabeleireiro

 

esteticista - estética

 

manicura - manicure

 

serviços de limpeza

 

lavador (a) de vidros

 

lavandaria - engomadoria

 

animais amigos

 

quem casa - quer casa

 

mulher - super-mulher

 

vinho-bebida

 

solidariedade rural

 

condomínio - com dominio

 

politica de privacidade

o cabeleireiro deve e pode contribuir na melhoria da imagem pessoal do cliente, no seu bem estar, ao potenciar os traços característicos, o estilo e formato do rosto e tudo isto a partir do hair...

  • o que pode contar de um (a) cabeleireiro (a) e seus serviços?

Normalmente o cabeleireiro atende os clientes no salão (pode ser efectuado por um (a) recepcionista, gerente ou auxiliar de cabeleireiro), informa sobre os serviços, objectivos e especificidades. Ajuda (transmitindo ao gerente que anotará na ficha de cliente) a elaborar ou elabora diagnósticos tendo em conta as informações cedidas pelos clientes, pelos registos na ficha de cliente e o tipo de cabelo, formato do rosto, modas e tendências.

O cabeleireiro identifica os produtos de lavagem do cabelo mais apropriados para os diversos tipos de cabelos e couro cabeludo. Pode efectuar a lavagem e pré-secagem dos cabelos (em certos casos efectuado por um assistente de cabeleireiro), recorrendo a técnicas específicas para os tipos de cabelo e couro cabeludo previamente determinados.

No salão de beleza, o cabeleireiro corta os cabelos, de acordo com as técnicas e tendências da moda e beleza. Efectua colorações e descolorações do cabelo, permanentes, desfrisagens e tratamentos capilares. Faz aplicações de extensões nos cabelos (volume ou comprimento), penteados e apanhados de acordo com o pedido do cliente, do diagnóstico previamente elaborado e determinado ou penteados de fantasia.

  • operações técnicas e movimentos efectuadas pelo (a) cabeleireiro (a)...

Sendo uma actividade cujo movimento sujeita a horários atípicos e dado que exige do operador uma grande resistência física, pelo facto de passar muitas horas de pé e os membros anteriores (superiores) serem o suporte da actividade. Ruídos, calor, cheiros e alergias, complementam o desgaste geral do (a) profissional do salão.

  • O (a) profissional de cabeleireiro (a) está credenciado a identificar as diferenças técnicas e serviços. Introduzir em base de dados, de forma manual ou recorrendo ao suporte informático os dados relevantes dos clientes (diagnóstico) por observação visual. deve incluir após visionamento dados tais como, o estilo, a fisionomia do cliente, o comprimento e o tipo de cabelo, couro cabeludo e suas estruturas. O cabeleireiro deve identificar os riscos das aplicações de técnicas dos materiais sobre eventuais problemas capilares. Orçamentar e informar o cliente do custo inerente e previsto para o trabalho a efectuar nas questões de beleza.

O cabeleireiro prepara ou manda preparar equipamentos, utensílios, produtos e cosméticos a serem aplicados nos cabelos, gerindo o tempo de aplicação com os objectivos a alcançar e disponibilidade de equipamentos do salão. Analisa e verifica (por teste) a reacção do couro cabeludo e o efeito da aplicação dos produtos - tintas, descolorantes, cremes, desfrisantes, óleos, etc. - prevenindo eventuais alergias. Na lavagem o (a) cabeleireiro (a) executa (ou manda executar) uma massagem ao couro cabeludo e posteriormente pré-secar do cabelo preparando-o para a aplicação de tratamento capilar - peeling progressivo, diatermia capacitiva ou cataplasma de algas - técnica de embelezamento dos cabelos, coloração - nuances, madeixas, coloração temporária, descoloração - técnicas de Mise en Plis - ferro de ondular, indirecto ou directo - ondulação e desfrisagem. Obedecerá criteriosamente e de acordo com as instruções dos produtos e dos objectivos a alcançar, tempo de actuação individual após as aplicações - tinta, descolorante, cremes desfrisantes, óleos, finalizantes, etc.

A secagem pode ser efectuada (secador de pé/fixo ou de mão) pelo (a) cabeleireiros (as) ou por um assistente do salão, antes de proceder às técnicas de penteados, altura em que deverá disponibilizar ao cliente informações complementares sobre quais as melhores condições para a preservação do penteado, dos produtos mais recomendados para a característica dos seus cabelos e os cuidados a ter.

Os cabeleireiros Lavam, desinfectam, esterilizam equipamentos e utensílios, limpam o espaço do salão, registam produtos utilizados ou adquiridos (controlo e gestão de stocks), assim como o trabalho efectuado, fazer e  fazer cumprir as normas de higiene e segurança no trabalho, são as fases conclusivas do procedimento / atendimento de beleza que o  (a) cabeleireiro (a) pode efectuar ou mandar executar a um assistente do salão.

  • movimento... com conhecimentos de

Exigências para o pleno desempenho na profissão

fundamentais; sobre patologias associadas sobre os vários tipo de couro cabeludo e cabelos, produtos, tais como champôs, produtos de tratamento capilar, tintas, óleos de ondulação, especificações e composições cosméticas dos produtos, lavagem, pré-secagem, brushing, mise, tratamentos capilares, coloração, ondulação, secagem, corte de cabelo masculino e feminino, técnicas de penteados, técnicas de apanhados, extensões, técnicas de diagnóstico e organização de trabalho, regras e normas de higiene, saúde e segurança no trabalho, últimas tendências da moda em coloração, últimas tendências da moda em corte, últimas tendências da moda em penteados - básicos; informática, riscos da electricidade, colimetria, química mineral, química orgânica, biologia, fisiologia da pele, fisiologia do cabelo, fisiologia da pele do couro cabeludo, anatomia, fisionomia do rosto - elementares: saber ouvir o cliente e suas expectativas, facilidade a estabelecer relações interpessoais e empáticas, comunicação precisa, persuasiva, clara e assertiva, capacidade de trabalho em equipa e de gerar manter bom ambiente de trabalho, capacidade de decisão, autonomia, iniciativa, persuasão, argumentação e de demonstrar segurança, confiança e criatividade, estabelecer-se para o serviço ao cliente, cumprir e fazer agir em conformidade com as normas de higiene, saúde e segurança no trabalho.